Novidade do EREGEO

Sessão Trabalhos de Campo foi atualizada.

A Fundação - Local do Encontro

A FSA

EREGEO-SE 2015 acontecerá no Centro Universitário Fundação Santo André e é um dos maiores campus universitários do ABC paulista, abrangendo uma grande área verde que abriga três faculdades e mais de 12 mil alunos, além de dividir o campus com a Faculdade de Medicina do ABC, a “Fundação” ainda compõe uma diversidade de anfiteatros e laboratórios em funcionamento.
A Fundação Santo André foi criada em 1962 por um decreto municipal da cidade de Santo André, portanto é uma instituição de caráter público e não gratuita por impedimentos constitucionais.

O Encontro acontecerá prioritariamente na Fafil – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, onde estão abrigados todos os cursos de humanas, em especial a Geografia. Porém a estrutura do campus de maneira geral está a disposição do Encontro, podendo acontecer atividades nas demais unidades.

Universidade de Luta

A FSA encontra-se na porção da região metropolitana de São Paulo, conhecida como “grande ABC”, que integra sete cidades, sendo as mais conhecidas: Santo André, São Bernardo e São Caetano. Está localizada na fronteira desses três municípios, nas proximidades do parque industrial metalúrgico do ABC. Distantes 12 quilômetros do centro da capital, portanto podendo ser classificadas como “cidades-bairro” de São Paulo.

Por seu caráter, a Fundação Santo André no curso de sua história, acabou recebendo gerações de metalúrgicos e/ou filhos destes, fazendo com que a identidade com as lutas sociais em seu interior, especialmente da Fafil, constituísse uma presença forte na vida acadêmica desde sempre. Foram (ainda é) gerações de professores e estudantes, que não se abstiveram das dialética da luta de classes.

A Fundação já enfrentou diversos movimentos, internos e externos ao capus, com importante destaque para a histórica greve de 2007, que culminou com a queda do então reitor a época, após a tentativa de desocupação do campus pelo Choque.




Ficha Técnica
Área total: 58,4 mil m2.
Cursos de Graduação: 29
Cursos de Pós-Graduação 24
Faculdades: 3 – FAFIL – FAENG – FAECO
Colégio: 1

Corpo Docente: 350 professores
Corpo Discente: 12 mil alunos
Salas de aulas: 165
Capacidade do estacionamento: 1100 vagas
Auditórios: 3 + Teatro Nelson Zanotti - (236 lugares)

Biblioteca Comunitária Jacob Daglian
Centro de Informação (18 servidores e 250 microcomputadores)
Laboratórios de informática: 10 unidades (395 microcomputadores)
Laboratórios diversos: 22
Centro de Estudos Ambientais de Paranapiacaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário